Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in H:\root\home\fedaykin-001\www\albratz\wp-includes\post-template.php on line 284
 - Energia Solar

A importância do engenheiro na implantação da energia solar

Com grande foco na mídia e com seu constante aumento de produção, a energia solar se transformou em um negócio, e como todo negócio, profissionais não qualificados entram no mercado. Estes, tem por objetivo realizar a instalação da forma mais barata, sem priorizar a melhor solução para o cliente e não levando em consideração cuidados básicos de instalação. Porém, a economia apresentada no primeiro momento, pode se tornar uma tremenda dor de cabeça em longo prazo, levando ao prejuízo.
Para a instalação de um Sistema Fotovoltaico, é preciso ter a especialização necessária para otimizar o recurso solar, escolhendo adequadamente os componentes e dimensionando de forma assertiva os dispositivos de proteção elétrica. Para um resultado adequado e satisfatório técnica e economicamente, o projeto bem elaborado e o gerenciamento de um engenheiro eletricista é imprescindível.
Aprovada em agosto de 2015, a decisão tomada pelo CONFEA em exigir Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) emitida apenas por Engenheiro Eletricista para sistemas de micro e mini geração distribuída tem por finalidade garantir os critérios de segurança e qualidade do sistema de distribuição. É importante destacar que a contratação de um projeto elétrico com um profissional habilitado, como determina o CONFEA, mediante contrato específico e recolhimento da ART, junto ao Crea, constitui-se numa garantia adicional ao sucesso do projeto.
O NÃO acompanhamento de um Engenheiro pela elaboração do projeto e instalação de um Sistema Fotovoltaico gera omissão da lei e normas de segurança, sujeitando-se a riscos incêndios, choques, gastos desnecessários com materiais elétricos por erros no dimensionamento e falhas na escolha das proteções elétricas das instalações.
Um projeto bem estruturado por um profissional qualificado traz um controle eficiente e racional dos recursos, garantindo a segurança e funcionalidade das instalações.

Quer saber como nossos engenheiros podem ajudar você a economizar? Clique aqui para entrarmos em contato.